Thursday, February 4, 2016

20 anos de experiência


A quase exatamente vinte anos atrás chegaram pelo correio alguns gordos envelopes. Dentro estavam as cartas de aceite, formulários e mais formulários, e brochuras explicando diversas coisas das universidades. Aceitos para pós-graduação nos Estados Unidos, embarcamos os dois numa aventura que continua até hoje.

Muita coisa mudou desde 1995/96. Eu por exemplo me lembro bem das horas passadas na biblioteca do ICBEU da Rua da Bahia, o único lugar em Belo Horizonte que tinha um catálogo com o nome e endereço dos programas de pós-graduação em arquitetura e urbanismo nos EUA. Hoje isto está tudo ao alcance do seu celular.  E ninguém vai receber gordos envelopes, apenas e-mails, documentos em pdf e hyperlinks diversos.

Uma coisa não mudou muito nos últimos 20 anos: o desconhecimento dos brasileiros em relação às universidades norte-americana.  Mesmo depois do Ciências sem Fronteiras ter trazido mais de 20.000 alunos brasileiros para cá.  Em 2014 haviam 900.000 estudantes estrangeiros regularmente matriculados os EUA, sendo 275 mil chineses, 100 mil indianos. O Brasil vinha em 11o , atrás do México, do Vietnam e da Turquia, três países cujas economias somadas superam a brasileira.

Este blog pretende servir de mapa para alunos brasileiros que queiram seguir esta mesma aventura de estudar numa universidade norte-americana. Vamos contar um pouco da história das universidades nos EUA e porque elas são, desde meados do século XX, consideradas as melhores do mundo. Vamos explicar o processo de aplicação e seleção. Vamos explicar o funcionamento, as oportunidades, as formas de financiamento e de bolsas disponíveis. Vamos falar um pouco da vida em volta de um campus norte-americano.

São 20 anos de experiência acumulada que agora resolvemos colocar na internet, disponível para todos.

No comments: